O mercado brasileiro vem recebendo inúmeras marcas internacionais para atuar no segmento de franquias. Durante a crise no ano de 2008, esse interesse aumentou radicalmente, uma vez que o poder aquisitivo de países importantes da Europa e o Estados Unidos estavam em baixa.
A crise passou, mas a economia brasileira continuou aquecida, o que motiva os investidores a continuarem trazendo suas marcas para o país.
Para se apostar em uma marca nova, ou seja, uma que ainda não é presente ou desconhecida no país é necessário inicialmente ter um plano de negócios que tenha sido minuciosamente bem elaborado, pois esta não será uma tarefa simples. Alguns pontos são essenciais a serem levados em consideração antes de optar por determinada franquia, confira.
1° – Procure pesquisar mais a fundo sobre qual você está pretendendo investir, analise qual a forma que ela se porta dentro do mercado internacional. Se possível acesse fóruns onde os usuários fazem críticas a empresas, é sempre bom ouvir a voz do consumidor.
2° – Faça uma projeção deste comportamento no exterior com o mercado brasileiro. Essa empresa tem um público no país? O segmento ao qual ela se volta está em ascensão? Desta forma será possível ter uma pequena margem de como seria o comportamento desta marca em território nacional.
3° – Se o empresário tiver condições é aconselhável que faça uma visita ao país-sede da empresa para assim conversar com os franqueados internacionais e ter uma perspectiva do negócio partindo do ponto de vista de quem já atua nele há algum tempo.
Algumas franquias internacionais estão crescendo bastante e tem um enorme potencial de sucesso, é sempre importante que o empreendedor fique de olho para não perder nenhuma oportunidade. Para facilitar esse processo, separamos uma lista com algumas empresas internacionais nas quais o empresário pode estar investindo, clique nos links abaixo caso deseje conhecer mais.
⇒ Hampton Hotels – empresa do ramo de hotelaria com mais de 1.900 estabelecimentos espalhados pelo mundo.
⇒ Anytime Fitness – rede de academias que funciona em período integral (24 horas por dia).
⇒ Subway – lanchonete de sanduíches com baixo teor calórico.
⇒ Jack in the Box – rede de lanchonetes com mais de 2.000 lojas nos EUA.
⇒ SuperCuts – rede de salões de beleza com atendimento específico de cabeleleiro.
⇒ Jimmy John’s Gourmet Sandwiches – sanduíches gourmets feitos com a rapidez de um fast food.
⇒ ServPro – empresa especializada em serviços de limpeza após problemas como incêndios e alagamentos
⇒ Denny’s – restaurante que fica aberto por 24 horas, atualmente procurando parcerias na América Latina.
⇒ 7-Eleven – rede de lojas de conveniência com mais de 54.000 estabelecimentos pelos mundo.
» Você ainda tem dúvidas sobre como funciona uma franquia empresarial? Acesse nosso artigo e saiba como ter uma formação voltada para esse segmento.